terça-feira, 22 de março de 2011

Debate RTP-N

O debate de ontem foi marcado pela lavagem de roupa suja e por uma fraca moderação de Hugo Gilberto. Este nunca conseguiu controlar o debate, abordou os inevitáveis temas do futebol e do financiamento, mas preferiu abordar como último tema a relação do Sporting com os seus rivais quando haveria muitos mais temas a explorar como as infra-estruturas e as modalidades. Também senti uma abordagem tendenciosa anti-Bruno de Carvalho, interrompendo-o constantemente durante as suas explicações, questionando-o com perguntas pouco relevantes na vertente jornalística e pressionando-o na declaração final como não fez a mais ninguém.

De resto, a lavagem de roupa suja esperada considerando a campanha negra recente de candidatos como Pedro Baltazar e Godinho Lopes e a necessidade urgente de votos. E nesta abordagem, Bruno de Carvalho com projecto juntou-se ao tom fraco do insulto, Abrantes Mendes sem projecto destacou-se pela urbanidade e Dias Ferreira venceu o debate do género pelo seu poder de argumentação e luta contra a continuidade. Dias Ferreira defendeu tão bem os projectos de mudança, sem interferir no projecto de Bruno de Carvalho à excepção dos "movimentos circenses de sábado à noite", que mais uma vez assumo que gostaria de assistir à colagem destas duas campanhas. A sua sinergia daria a vitória de imediato e possibilitaria a congregação de um projecto capaz com uma defesa dos interesses do Sporting temível!

Bruno de Carvalho deveria cingir-se apenas à explanação do seu projecto, a sua mais-valia em conjunto com o seu trabalho sério e confirmado durante a campanha, mas o tom insultuoso da campanha e a estratégia da bancada da esquerda levou-o a situações limite e a uma imagem desequilibrada e sem trunfos. Por outro lado, aproveitou para defender-se de vez das críticas infundadas na opinião pública e mostrar um "Sporting sem totós" com a sua presidência. Nos próximos debates, sugere-se assertividade, porque é um homem de classe e com trunfos!

Godinho Lopes mostrou ser o candidato mais intranquilo da noite, pouco coerente, com um discurso enfadonho, pouco mobilizador dos sportinguistas e representando muito bem o tom insultoso da sua lista com as expressões da "mentira" e "falta de credibilidade" de outros sportinguistas respeitáveis. Quero uma direcção respeitadora do meu sportinguismo!

Pedro Baltazar esteve melhor do que no primeiro debate, mostrou-se mais interventivo, mas mantém o seu trabalho de campanha pela negativa, sem apresentar ideias consistentes e claras, chegando a contradizer-se em algumas ocasiões.

Abrantes Mendes é o outsider, não faltou ao respeito porque também não lhe faltaram ao respeito e sabe estar como sportinguista, mas falta muita coisa para se apresentar como candidato. Sem projecto e sem escolha de treinador a menos de uma semana do acto eleitoral, nunca pode ser uma hipótese de voto, mostrando-se apenas a jeito para ser uma voz activa no Sporting mas para isso também poderia ter concorrido ao Conselho Leonino.

Sem comentários: