segunda-feira, 23 de maio de 2011

Domingos (e muita Paciência)!

Na campanha eleitoral, e quando alguns candidatos apontavam o nome de Domingos para treinador para o Sporting achei um erro tremendo e não seria o meu escolhido. Na altura defendia um treinador estrangeiro de inegável qualidade porque na altura não haveria um treinador português, disponível e de qualidade acima da média que pudesse evitar a sua destruição pela máquina da oposição sportinguista e da comunicação social totalmente anti-Sporting. O escolhido seria, por antecipação, o técnico Domingos Paciência que atravessava uma fase periclitante no Sporting de Braga, vinha da linha portista com forte tradição na prioridade ao clube do seu coração e era talhado no futebol pragmático mas pouco espectacular.

Os meses foram passando e Domingos fez o inédito! Bateu-se até ao fim por mais uma classificação no pódio do futebol português enquanto fazia um "figurão" entre os grandes da Europa, chegando à final da Liga Europa e neutralizando grande parte do jogo portista com um lote de jogadores medianos e que apenas têm lugar numa equipa grande que funcione realmente como equipa. Custódio, Kaká e Miguel Garcia são disso exemplo.

Hoje confirma-se o nome de Domingos para próximo treinador do Sporting, numa aposta clara de futuro e numa grande jogada de antecipação da nova estrutura do futebol do Sporting, sendo o treinador com melhor currículo na transição de um clube mediano em Portugal para um clube grande, nos últimos anos, e mesmo sem qualquer título. Jorge Jesus e André Villas-Boas tiveram mais a provar que Domingos terá no Sporting!

Continuo a ter algum receio mesmo assim no estilo de jogo premeditado por Domingos para o meu Sporting, esperando que o tacticismo à italiana seja apenas resultado do lote de jogadores medianos que teve à disposição em Leiria, Coimbra e Braga, fazendo um apelo à nova direcção para a construção de um plantel à medida do seu novo treinador.

E depois? Depois peço Paciência, porque uma das maiores causas do insucesso do Sporting passa pelo constante clima de oposição interna de época para época e de direcção para direcção. Vamos todos apoiar o projecto do novo treinador, independentemente dos primeiros revés, porque Domingos veio para triunfar!

Sem comentários: