terça-feira, 28 de agosto de 2012

Sporting Actual: a minha análise!

O que passa no Sporting é um problema estrutural. A culpa não é nem do treinador nem dos jogadores. A culpa está na cultura da continuidade e nos erros de gestão sistemáticos. E o reflexo destes problemas está no desequilíbrio da equipa.
O Sporting está habituado a jogar em 4-3-3, no entanto retiram-lhe neste mercado o jogador mais criativo que melhor fazia a ligação meio-campo-ataque, falo de Matias Fernandez. O Sporting fica entregue a um lote alargado de números 8 que mastigam muito o jogo e são incapazes de aparecer em zonas de finalização. Além disso, há meses que procuramos uma alternativa a Ricky e apenas nos aparecem segundos avançados como Labyad e Viola, jogadores muito jovens para serem real alternativa.
Sendo assim, encontro duas soluções para este problema, sendo que em cada uma delas a aquisição de um ponta de lança é fundamental.
Plano A: adquirir somente um ponta de lança experiente que aumente as opções e a média de idades da equipa (a segunda parte de ontem com vários jovens do meio campo para a frente foi uma nulidade pela incapacidade de gerir a pressão, já a defesa com mais experiência revelou de novo solidez). Com este reforço, Ricky deixará de suportar o peso exclusivo da equipa na obtenção dos golos e poderemos jogar num 4-4-2 clássico como jogámos e bem no final da temporada passada. Seria a opção mais viável com o plantel que temos, incluindo dois médios box-to-box e aproveitando as qualidades de Labyad, Viola e Wilson Eduardo como segundos avançados.
Plano B: adquirir o ponta de lança referido anteriormente, um jogador experiente, forte e com bom jogo aéreo de forma a ser real alternativa a Ricky e adequar-se ao jogo actual de 4-3-3 com índice elevado de cruzamentos pelas faixas laterais. No entanto, precisaria de uma melhor ligação meio-campo ataque no vértice superior do meio-campo, sendo necessário contratar um médio construtor, veloz e vertical, capaz de organizar jogar e aparecer em zonas de finalização.
Até ao fecho do mercado espero que se confirme um destes planos, e que depois haja capacidade para colocar os jogadores nas posições mais rentáveis. Não resolverá os problemas estruturais mas ajudará! SL

1 comentário:

Alexandra Santos disse...

gostei desta abordagem sobre os problemas que enfrenta o sporting... que também é o meu clube!


beijinhos