segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O Projecto das Conquistas!

Ainda sou do tempo dos jornais desportivos semanais, do velhinho Domingo Desportivo transmitido em horário nobre e dos intensos comentários do Gabriel Alves.

Entretanto, há coisas que nunca mudam… A “Bola Branca” sempre existiu desde que percebo a minha existência, o Sousa Martins continua a apresentar programas desportivos e o Gilberto Madaíl continua como presidente federativo.

Contudo, as mudanças surgiram com o desenvolvimento tecnológico e a blogosfera e redes sociais acrescentaram ao mundo da comunicação social e tornaram-se órgãos de grande relevância na divulgação das notícias e na partilha da opinião. Esta mudança torna-se tão preponderante que as notícias são cada vez mais divulgadas em primeira mão a partir do jornalismo online, em detrimento da telefonia ou ecrã televisivo.

Neste sentido, surgem blogues e jornais online temáticos, nomeadamente na área do desporto e dos clubes em particular, colocando em prática a liberdade de expressão proporcionada pelo fim do regime Salazarista e o aumento da contra-informação.

Hoje inicia-se um projecto entre o jornalismo on-line e a blogosfera, sendo concretizada uma parceria entre o jornal “Adepto.Com.PT” e o blogue “Sporting Unido” com o intuito de melhorar a divulgação da blogosfera e incrementar o espírito de partilha e cruzamento de opinião.

Numa altura em que a blogosfera ganha maior terreno perante a opinião pública e o estado actual do meu clube desequilibra-se de dia para dia, julgo que este será um meio de comunicação pertinente para concretizar e justificar o título do meu blogue.

Por um “Sporting Unido”, procurarei estar atento à realidade leonina e desportiva em geral, e partilhar soluções para transformar o sportinguismo num clube coeso e o desporto em geral numa das áreas de actividade mais prazerosas.

Estou expectante pelas novas conquistas, neste novo projecto e no meu clube!

Saudações Desportivas!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O rosto da mudança!

Dentro do quadro actual de treinadores disponíveis, sempre assumi que Paulo Bento seria o homem certo no topo da selecção nacional, desde que Queiroz começou a ser literalmente despejado da Federação.

Paulo Bento foi um antigo internacional português, já na altura com um admirável espírito de liderança, não me esquecendo das suas palavras no final da campanha vergonhosa em 2002.

Além disso, trabalha com uma espinha dorsal da Selecção baseada na formação do Sporting, com jogadores com quem já jogou, lançou ou comandou nos tempos em Alvalade, conhecendo-os em grande parte melhor do que ninguém.

Depois, é um homem pragmático e inteligente que em pouco tempo soube colocar os melhores jogadores, pela sua categoria e qualidade actual, nas suas posições devidas e aproveitando as rotinas de jogo no esquema táctico habitual da selecção e nos seus clubes.

Finalmente, mostra que a teimosia com que o apelidavam dissipa-se com as chamadas de Varela e Carlos Martins, numa grande prova de humildade e maturidade.

Paulo Bento é uma boa selecção!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O momento Sporting!

O balanço do início de época é tão triste como previsível!
Temos pouco mais de um ano de mandato de José Eduardo Bettencourt e as diferenças são poucas ou nenhumas do ano zero para o primeiro e, quiçá, decisivo ano da sua presidência. E mesmo as poucas diferenças são para pior, diria eu…

A culpa?

A culpa é de todos!

Primeiro, há uma direcção que se mostra incompetente para resolver os problemas do quotidiano leonino, começando pela perturbação jornalística, passando pela escolha do treinador e acabando pela falta de capacidade no reforço da equipa.

Procuramos uma tentativa frustrada de nos colarmos ao modelo FCP, mas com Pinto da Costa “A Bola” não faz farinha, e com o Sporting o “Record” escreveria a primeira e última linha anti-Sporting com um “Pinto da Costa” leonino. Infelizmente isso não acontece e hoje voltamos a ter mais uma capa pró-desestabilização do Sporting!
Passados alguns meses, continuo a ter as mesmas dúvidas sobre a escolha do treinador Paulo Sérgio, na medida em que o Sporting precisaria de ter um treinador incontestável que nos momentos bons e menos bons fizesse lembrar o seu percurso vitorioso aliado a um discurso motivador, ganhador e de provas dadas! Paulo Sérgio fez bons trabalhos por onde passou, mas em clubes pequenos e a aposta de risco num ambiente hostil é o princípio do insucesso…

A fraca temporada actual era previsível porque mesmo com um treinador capaz, faltaria-nos sempre uma direcção competente para reforçar a equipa para as posições que o treinador sempre denotou lacunas, nomeadamente a linha da frente do ataque, que contratou um jogador a peso de ouro para ser emprestado, e passou meses e meses sem encontrar uma solução credível a bom preço. As questões financeiras não explicam tudo e para isso respondo-lhes com “Gabinete de Prospecção”. Não me admiraria nada que o Sporting estivesse nos lugares cimeiros do campeonato com um avançado goleador nas suas fileiras, tal como duvidaria que tivéssemos perdido pontos na maioria dos jogos do campeonato com um Falcão ou um Cardozo na frente.

A culpa também é nossa, bloguistas, associações e adeptos sportinguistas que nos dividimos na onda dos resultados, artigos e comentários jornalísticos ou bloguísticos, em vez de procurarmos uma solução para um Sporting Unido!
Se a oposição existe, criem um movimento capaz de dirigir os interesses do Sporting em prol de uma comunidade apaixonada e ansiosa por um rumo de títulos e sucesso, com gente credível, diferente das actuais e capaz de devolver a mística que nos últimos anos se perdeu.

Criemos um Sporting pela positiva!

Podem contar comigo!