terça-feira, 24 de novembro de 2009

Tempo de acalmia: até quando?

Nova estrutura do futebol. Primeira vitória do novo treinador. O abraço entre José Eduardo Bettencourt e Luís Filipe Vieira. Enfim, a tranquilidade! Ou será apenas aparente?

Na estrutura do futebol, as movimentações acalmaram, mas julgo que ainda estão em aberto duas vagas. Primeiro, para ocupar a vaga de Miguel Ribeiro Telles. Segundo, porque Sá Pinto já confirmou que as suas funções não incluem a escolha do treinador ou jogadores, parecendo exercer a real ponte entre a administração e o balneário, sendo uma voz mais efectiva do Sporting em comparação com o seu antecessor Pedro Barbosa. Agrada-me! No entanto, falta uma figura conhecedora do mercado futebolístico com capacidade para descoberta de novos talentos numa relação preço-qualidade favorável, admitindo as limitações financeiras do clube. Continuo a suspirar por Luís Freitas Lobo…

A vitória do novo treinador, mesmo com um resultado dilatado, foi perante um adversário modesto, ainda para mais demonstrando ainda as graves lacunas do período Bentista. A equipa continua a abrir imensos espaços entrelinhas, falta-lhe coesão, maior proximidade entre jogadores e maior agressividade saudável na recuperação e troca de bola. No entanto, julgo que a aposta em Carvalhal começa a mostrar os primeiros sinais positivos. A equipa vai deixar de actuar apenas em 4-4-2 losango e passar a adoptar um novo sistema, o 4-3-3, dando uma nova actualização ao futebol leonino e aumentando os níveis motivacionais. As palavras de Carvalhal e os rumores do mercado leonino apontam nesse sentido, falando-se em nomes como Danny, Quaresma e Bajrami que poderiam alargar a frente de ataque. O iminente regresso de Izmailov poderá ser uma mais-valia também neste sistema.

Hoje julgo ter visto um abraço entre os dois presidentes dos eternos rivais lisboetas. Se não foi um abraço, senti uma maior proximidade entre os clubes num sinal de pacto de paz após os incidentes no último campeonato de juniores. É de salutar este tipo de atitudes, afinal de contas a promoção do futebol depende da vontade expressa de todos num sentido único! Mas, até quando? Falta a escolha do árbitro para o jogo de sábado e, por breves momentos, há um silêncio nos jogadores e treinadores.

Tenho um feeling que os mind games irão rebentar, e a acalmia terminar…

3 comentários:

João disse...

Bom dia! São um rapaz de Espanha que está a aprender português e estivem olhado o teu blogue e gostei muito dele, O Sporting parece-me uma grande equipa cus grandes aficionados. Enora boa polo blogue que está muito bem. Um Saúdo!

João disse...

Bom dia! São um rapaz de Espanha que está a aprender português e estivem olhado o teu blogue e gostei muito dele, O Sporting parece-me uma grande equipa cus grandes aficionados. Enora boa polo blogue que está muito bem. Um Saúdo!

Gonçalo disse...

João:

Obrigado pelo reconhecimento. Farei o possível para actualizar mais o meu blogue, porque gosto muito de escrever sobre futebol e sobre o meu Sporting os meus seguidores, mesmo sendo poucos, merecem esta minha atenção também!

Um grande abraço e volta sempre :)