quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Heerenveen – 2 Sporting – 3: Valeu Liedson (mais uma vez!)

Uma vitória tão natural como sofrida perante um adversário tão fraquinho que a vergonha seria qualquer outro resultado que não fosse a vitória, ainda para mais quando a vantagem já tinha sido alcançada na primeira parte. Mesmo assim, voltou a ser preciso um Liedson a regressar a olhos vistos à boa forma para resolver o jogo, marcando os três golos e sendo possivelmente o único jogador leonino a jogar dentro da normalidade. Dos restantes jogadores, nenhum esteve ao seu nível!

Num jogo em que a falta de agressividade, espaço a mais na zona central e passes transviados foram uma constante durante todo o jogo do Sporting, principalmente na segunda parte, há exibições individuais que têm de ser repensadas.

Rui Patrício continua a mostrar uma enorme intranquilidade e irregularidade exibicional, denotando grande dificuldade em escolher o momento para sair dos postes e a ficar muito mal na fotografia no segundo golo dos holandeses. Após vários meses de aposta por parte de Paulo Bento, Rui Patrício já poderia revelar maiores índices de confiança, a continuar assim terá de ser repensada a sua continuidade na equipa.

Abel revela ser mais um dos laterais direitos em má condição, e como há quatro alternativas para este lugar (incluindo Caneira) e devem jogam os melhores, julgo que chegou a hora de Pereirinha na lateral direita, principalmente porque agora já existem mais opções no meio-campo e deixa de ser a única arma secreta saída do banco.

Não se percebe a inclusão de Polga no onze inicial, uma vez que jogam os melhores, e o melhor até ao momento foi Tonel que provou no último jogo estar melhor defensiva e ofensivamente do que Polga. Senão, porque razão Polga não ganha uma bola na defesa, deixa-se antecipar pelo avançado no primeiro golo, e não há ninguém que consiga criar perigo nas bolas aéreas ofensivas à excepção de Tonel? Os jogadores em melhor forma nos seus lugares, muito simples!

No ataque, Djaló tem sido escolhido como o parceiro ideal para Liedson, dizem que está em boa forma, mas para mim continua a mostrar uma irregularidade impressionante, sendo que a única regularidade que apresenta é pela negativa, ou seja, o já conhecido mau controlo de bola, más opções de passe e remates desastrados. Há mais três opções para o ataque, não é necessário insistir nos mesmos erros!

No computo geral, destaco pela negativa a falta de atitude e disciplicência demonstrada na segunda parte, num jogo perante um adversário de terceira categoria bastante importante para aumentar os níveis de confiança. Sublinho a necessidade de aumentar os níveis de competitividade no plantel, porque a escolho de mais do mesmo para os mesmos postos é o princípio para a falta de atitude de vários jogadores acomodados ao lugar. Para o jogo com a Olhanense, sugiro a inclusão e a aposta contínua dos melhores aos seus postos, independentemente do nome na equipa, e o aproveitamento do balanço de três vitórias seguidas num início de época conturbado.

8 comentários:

Universal - Aqui, fala-se de desporto disse...

Acho que Veloso, Matias e Carriço estiveram bem.
Eu sobre o Djaló já não digo nada. Que raio de exercicios manda o PB fazer? ( para o Djaló )

Creio que já se apostava no Saleiro em vez de Postiga ou mesmo do Yannick.

E que o Bento tente encaixar o Angulo no esquema.

Gonçalo disse...

Veloso continua a pecar nos espaços que abre no centro do terreno, colocando em risco todo o sector defensivo. Matias já jogou melhor, e Carriço esteve menos consistente.
Julgo que a aposta podia ser Saleiro que entrou bem nos poucos minutos que fez com Fiorentina e Académica, tendo até marcado um golo. Ou então Caicedo, afinal de contas foi uma aposta no reforço da equipa, e se veio só pode ser considerado jogador para somar e ser melhor que os que cá estão! Postiga poderia ser outra alternativa, mas a entrada de hoje foi fraquinha, muito pouco agressivo, individualista e claramente ineficaz em situações claras de golo.

Saudações Leoninas!

Maria disse...

Uma noite de inspiração de Liedson, permitiu ao Sporting arrancar com uma vitória a fase de grupos da Liga Europa.
Lieson vale mesmo meio plantel. penso que Polga não está na melhor forma.
Saudações Leoninas !

Gnitrops disse...

1,2,3...Liedson!

Mais uma noite de inspiração de Liedson, permitiu ao Sporting arrancar com uma vitória a fase de grupos da Liga Europa. O levezinho conseguiu um hat-trick nesta partida, confirmando mais uma vez ser o abono de família desta equipa.

De resto, considero que o Abel esteve bem, Carriço o costume, Veloso no bom caminho...

SL

Gonçalo disse...

Maria:

Miguel Veloso na pré-época referiu-se a Liedson como valendo por cinco. Neste jogo penso que foi Liedson contra o resto do mundo!

Saudações Leoninas :)

Gonçalo disse...

Gnitrops:

Curioso o teu nick, adoro lê-lo no sentido inverso :)

Julgo que Abel está em má forma, basta ver o grande número de passes falhados e as más coberturas defensivas principalmente na primeira parte.

Carriço não fez o melhor jogo desta época mas posso concordar que foi dos menos maus e Veloso continua a abrir muitos espaços defensivos. Deveria desenvolver-se melhor taticamente, o exemplo está num jogador posicional como Fernando no Porto e Javi Garcia no Benfica, jogadores mais posicionais e também bons lançadores de jogo ofensivo.

Saudações Leoninas!

marco disse...

o yanick que tristeza...nao consegue fazer nada de jeito...será que a floribella ainda nao lhe deu uma...?

Gonçalo disse...

Marco:

...ou então tem-lhe dado umas a mais ao ponto de o deixar perdido em campo...

:)