terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sporting – 3 Olhanense – 2: A Saga Continua!

Num jogo em que o Sporting marca um golo de cabeça na sequência de um livre, volta aos golos de grande penalidade e deixa Liedson em branco, só pode ser um jogo atípico. E foi! Senão vejamos, um dos jogos mais abertos deste início de campeonato, com grandes golos e discussão do resultado até ao final, contrastando com pobres espectáculos de anti-jogo, ineficácia ofensiva e golos banalíssimos neste início de época.

No entanto, há coisas que se mantêm e que devem merecer de novo reflexão dos responsáveis sportinguistas. Volto a repetir que devem jogar os melhores jogadores para cada posição e Polga não é seguramente melhor do que Tonel nesta fase, repetindo-se golos de cabeça na área leonina, sendo seguramente mais difícil com o bom jogo de cabeça de Tonel. Se Tonel não joga agora, bem pode começar a procurar clube para sair em Janeiro.

Depois, voltaram a existir imensos espaços entrelinhas nos primeiros minutos de jogo, altura em que o Olhanense colocou-se em vantagem por dois golos de diferença. Depois a consistência de jogo melhorou e percebemos que o problema não passa pelo escalonamento equipa, mas pela atitude passiva da equipa em determinados momentos do jogo, jogando com as linhas muito afastadas, com pouca agressividade e com transições muito lentas. Felizmente Paulo Bento veio no final do jogo diagnosticar esta situação, vejamos as consequências práticas nos próximos jogos.

O melhor período do Sporting coincide com a entrada de Djaló, um autêntico espalha-brasas que agitou o jogo do Sporting mas que também revela grandes lacunas técnicas, sendo para mim um jogador a mais neste Sporting. E repito isto num jogo em que até teve alguma influência na reviravolta do resultado, porque acima de tudo é preciso manter a coerência e Djaló precisa de melhorar os aspectos técnicos até conseguir melhorar o controlo de bola e a finalização.

Depois surgiram os golos do Sporting. Carriço, a revelação do ano passado e a confirmação deste ano, alimentou a esperança leonina com um cabeceamento perfeito após um livre bem executado por Miguel Veloso. Seguro a defender e a melhorar nos lances ofensivos, Carriço prepara-se para se tornar um caso sério no futebol português. Pouco depois, numa lei de compensações de grandes penalidades ridícula por parte do árbitro, João Moutinho coloca tudo empatado, permitindo ao Sporting ter 45 minutos em busca do golo da vitória. E assim aconteceu, após uma assistência de Caicedo (que fez mais em 15 minutos do que Postiga em mais de uma hora), Vukcevic enche o pé e dispara um míssil indefensável para Ventura, salvando assim uma exibição individual medíocre do montenegrino. Impressionante a velocidade com que sai a bola do pé deste jogador!

Fim do jogo. Imensas lacunas por resolver, boa análise de Paulo Bento, e a colagem ao próximo adversário no campeonato, o F.C. Porto, mantendo-nos a 3 pontos do “imparável” Benfica. Para quem dava zero hipóteses ao Sporting este ano, isto não vai nada mal. Falta a consistência, e a partir daí mostrar que as verdadeiras equipas fazem-se de trabalho e persistência! Estamos na luta!

5 comentários:

Maria disse...

Somos uma massa adepta sem igual!!! Estaremos sempre apoiando o nosso SPORTING nos bons e nos maus momentos.
Saudações Leoninas!!!!

Tite disse...

Apesar do Kalimero Profissional chorar todas as semanas, os jogadores leoninos lá se vão esforçando e, depois de tantos defeitos, deram a volta ao resultado que logo de início me fez temer o pior.
Vivam os jogadores do meu nosso clube!!!!!!!

Para a semana vou pensar na melhor maneira de os incentivar.

Gonçalo disse...

Petição:

Com calma prestarei atenção as linhas motivacionais da tua petição.
Até breve :)

Gonçalo disse...

Maria:

Somos únicos, somos um estado de alma, digamos que somos sportinguistas! :)

Muitos beijinhos***

Gonçalo disse...

Tite:

Esta semana os teus cânticos deram resultado. Começa a preparar a melhor receita para a vitória da próxima semana. No Dragão é para ganhar e calar muita gente! Seria magnífico levar com a quinta vitória seguida e deixar o Porto com a terceira derrota consecutiva. Ai Jesualdo, o que dirias? :)

Saudações Leoninas!