sábado, 26 de setembro de 2009

F.C. Porto – 1 Sporting – 0: Cabeça Erguida!

No momento da transmissão do onze inicial do Sporting apercebi-me de três más opções por parte de Paulo Bento: Polga, Grimi e Postiga. Não fazendo das individualidades a causa para os problemas do colectivo, é manifestamente difícil compreender como Polga continua a arrastar-se nos jogos do Sporting, com pouca velocidade nas transições e com um jogo aéreo nulo. Incrível como jogo após jogo os golos de cabeça sucedem-se e Polga quase sempre está implicado no lance, manifestando falta de reacção para acompanhar o lance aéreo. Assim é bater no ceguinho quando a culpa nem é do Polga, mas do Paulo Bento que insiste com esta teimosia quando tem um Tonel em boa forma no banco, e que volta a entrar no jogo numa fase difícil mas revelando grande consistência. Se há males que vêm por bem, neste caso ainda bem que Polga foi expulso e não pode jogar o próximo jogo!

Grimi até pode ser uma opção credível para o resto da época, mas é um elevado risco colocá-lo a estrear-se esta época num clássico no Dragão, ainda por cima com a possibilidade efectivada de apanhar um Hulk poderosíssimo na sua área de marcação. Miguel Veloso apesar de lento, teria dado outra consistência defensiva e ofensiva no lado esquerdo da defesa.

Dos erros previstos, apenas Postiga provou-me o contrário, mostrando-se um jogador diferente do habitual, mais acertado nas combinações ofensivas e com uma boa possibilidade para marcar na primeira parte num remate à barra. Que continue assim, em função das suas qualidades independentemente de qualquer tipo de vingança!

De resto, um Sporting com uma excelente atitude a partir dos 15 minutos iniciais, com boa circulação de bola, boas combinações ofensivas e várias oportunidades principalmente na primeira parte. Na segunda parte, a continuidade da boa postura em jogo, mesmo a jogar em inferioridade numérica, é de realçar e mostra um Sporting combativo à semelhança das palavras da sua estrutura dirigente. Por isso, sai do jogo derrotado mas de cabeça erguida, perante um F. C. Porto que durou 15 minutos e pouco mais…

De cabeça erguida também pela luta constante que teve contra a dualidade de critérios e uma arbitragem habilidosa durante todo o jogo, expulsando Polga quando o primeiro amarelo é um exagero, e evitando fazer o mesmo ainda na primeira parte com Raul Meireles, num lance para segundo amarelo justíssimo. Além disso, fico com a sensação que ficou uma grande penalidade por marcar sobre Liedson na segunda parte, num lance em que Bruno Alves entra de empurrão sobre o levezinho.

Perante arbitragens destas e habituais nos jogos do Sporting, o clube não pode ficar indiferente. Paulo Bento já fez o seu papel, resta a restante equipa que o acompanha, incluindo a equipa dirigente. Vou ficar atento!

18 comentários:

Tite disse...

Temos que considerar que o Sporting melhorou muito face aos últimos jogos em que, degrau a degrua temos vindo a subir de rendimento, mas...

então não se fala no melhor jogador em campo?

Que raiva!!!! Só se sabe desancar quando ele é culpado pelos golos sofridos. E ontem? Não repararam que se não fosse ele levávamos tantos como o Benfica deu ao Leixões.

Sim, sim falo de Rui Patrício e no seu recorrente instinto para defender grandes penalidades.

Gnitrops disse...

Não nos deixaram...

Quem decidiu colocar Duarte Gomes a apitar este jogo deve estar neste momento a esfregar as mãos de contente. O que se viu ontem no Dragão, foi mais um belo exemplo da farça que é este campeonato português. E mais, ficou ontem à vista de todos que vale a pena elevar Hulk a mártir do futebol português.

É certo que Polga voltou a falhar no golo portista, mas também me pareceu que o mesmo Polga não toca no Hulk no lance da falta. Não percebo o 1º amarelo mostrado a Veloso se nem sequer tocou no Hulk...o 1º amarelo ao Polga é ridículo, o árbitro foi na fita do Fusile...o Abel leva amarelo quando nem toca no Hulk... porque é que não mostrou o 2º cartão amarelo ao Meireles? enfim, um jorrilho de disparates.

SL

Gonçalo disse...

Tite:

Tens razão e já tinha pensado nessa lacuna na minha análise, eu que o culpei noutros jogos pela imaturidade. A continuar assim, julgo que temos guarda-redes para os próximos anos. Seguro entre os postes, parece-me melhor a jogar com os pés, apenas tem de melhorar muito mais na saída fora dos postes a bolas aéreas.
Parabéns Rui Patrício!

Um beijinho para ti, Tite :)

Gonçalo disse...

Gnitrops:

Continuo à espera da tomada de posição oficial do Sporting perante esta trapalhada à moda da arbitragem portuguesa! As palavras de Paulo Bento não chegam, como já percebemos na época passada.
Para Paulo Bento, espero que observe com atenção a exibição de Polga, e perceba que têm de jogar os melhores, e neste momento Tonel é melhor!

SL

el matador disse...

neste jogo ficou demonstrado que não temos equipa inferior ao porto, por isso chega do discurso que somos uns coitadinhos.
o resultado foi o que foi por causa do senhor do apito: o livre do golo não era, os primeiros amarelos do veloso e polga só mesmo na cabeça do senhor.
Estamos a evoluir de jogo para jogo, mas neste momento já tamos muito atrasados....

Gonçalo disse...

El Matador:

Não somos coitadinhos e temos de mostrar isso através da força e espírito leonino demonstrado já nas bancadas de Alvalade no próximo jogo!
O árbitro teve bastantes culpas, mas a teimosia de Paulo Bento em certas opções como Polga também nos condenou ao fracasso.
No entanto, até ao momento talvez o único resultado negativo foi em casa com o Braga, os restantes podem ser considerados normais...

SL

el matador disse...

A nossa discussão saudavel continua agora no teu blog.
Com resultados normais nunca vamos ser campeões.

degas disse...

"....culpa nem é do Polga, mas do Paulo Bento que insiste com esta teimosia quando tem um Tonel em boa forma no banco,..." (sic)

Isto é de uma evidência desesperante!

MAS PORQUE É QUE O TREINADOR IGNORA ISSO!?!?!?

Este tipo de coisas desmotiva-me (eu que sempre apoiei- e apoio, apesar de tudo- este treinador!!)

SL

Gonçalo disse...

Petição:

No estado actual do futebol português, se calhar isto só lá vai com uma revolução ;)

Gonçalo disse...

El Matador:

Discussão saudável, sempre! O espírito deste blogue é a construtividade e a reflexão. E começo a concordar contigo, a fasquia tem de aumentar para prevenir o rescaldo do "quase". A vantagem da minha opinião passa apenas por aliviar a pressão para o resto do campeonato, ao estarmos a oito pontos do líder e a pensar nos jogos que ainda temos para disputar...


SL

Gonçalo disse...

Degas:

Eu também sou um apoiante do Paulo Bento nos destinos do Sporting, mas percebo que é um treinador ainda à procura do seu perfil, com uma boa margem de progressão mas que comete erros de teimosia talvez para mostrar coerência e afirmação. A titularidade constante do Polga é um desses erros e mais cedo ou mais tarde terá de corrigi-lo.

Saudações Leoninas e volta sempre!

Armando Silva disse...

Foi pena não conseguirmos melhor, pois em termos de jogo jogado nada fomos inferiores... Infelizmente faltou-nos a sorte habitual e, claro, desta vez tivemos alguns jogadores muito pouco inspirados.

SL

Gonçalo disse...

Ao que disseste que concordo acrescento: teimosia de Paulo Bento e erros de arbitragem. Quinta-feira há mais!

SL

FMota disse...

Acham mesmo que o Paulo Bento põe o Polga a jogar por teimosia? Eu não acho. Deixo-vos aqui a opinião de uma pessoa que trabalha com ele todos os dias, durante 4 anos:

"Sobre Anderson Polga: «Todos os jogos merecem reflexão. Mas por muito que vocês gritem, por muito que vocês digam, a equipa continuará a ser feita pelo treinador, enquanto eu cá estiver. Vocês, muitas vezes, só vêem o produto final. Há erros colectivos e individuais. O treinador tomará sempre e qualquer decisão e não se deixará influenciar.»"

Paulo Bento in Mais Futebol

degas disse...

Gonçalo:

Sou sempre muito relutante em falar de erros de arbitragem porque, mesmo k achemos k o árbitro teve influência no resultado (o k acho k não foi o caso) devemos sempre tentar ser superiores a estes "artistas do apito":

SE A EQUIPA JOGASSE BEM E MARCASSE GOLOS OS ERROS DE ARBITRAGEM SERIAM INSUFICIENTES PARA ALTERAR O RUMO DA PARTIDA.

Ai penso como o Paulo Bento:
"Nós não keremos ser beneficiados...keremos é não ser prejudicados".

SL

Gonçalo disse...

FMota:

Eu assisti a essas declarações, e sei que o treinador é o decisor final da equipa e não deve ceder a pressões externas, além disso também sei que os adeptos apenas vêm o produto final. Mas se Polga continua a afundar a equipa mesmo sendo um dos líderes , qual a razão para a sua continuidade no onze? Continuo sem perceber e por vezes dava jeito um Jorge Jesus que explica claramente as suas opções, acho que os adeptos mereciam...

Saudações Leoninas

Gonçalo disse...

Degas:

Quanto às críticas à arbitragem, aviso já que apenas falarei quando a exibição for positiva, digna de outro resultado, e o árbitro passar pela causa do resultado. JUlgo que foi o caso, senão vejamos a expulsão por assinalar a Raul Meireles ainda na primeira parte, o amarelo a Polga no lance com o Fucile, e uma grande penalidade não assinalada sobre o Liedson na segunda parte. Temos de mostrar que somos melhores do que as arbitragens, mas com um menor orçamento que o F.C. Porto e com empurrões destes mesmo quando jogamos razoavelmente, é dífícil...
Também não quero ser beneficiado, quero arbitragens isentas!

Saudações Leoninas

Cristiano Ronaldo disse...

Watch more of Sporting action here Soccer Highlights & Cristiano Ronaldo