domingo, 16 de maio de 2010

A minha reformulação do plantel para a época 2010-2011

Guarda Redes
Neste momento, dos três guarda-redes do plantel, apenas Rui Patrício deveria continuar. Tiago não renovaria o contrato, podendo ficar com algum lugar na formação de guarda-redes do Sporting, e Ricardo Baptista seria emprestado a um clube da primeira liga. Subiria um guarda-redes dos juniores e contrataríamos um guarda-redes de créditos firmados, com bom jogo de pés e seguro nos cruzamentos e bolas paradas, as maiores lacunas de Patrício.

Defesas
Do lado direito da defesa mantinha Abel e João Pereira, apesar de não desdenhar a saída de Abel em detrimento de um defesa direito alto e consistente defensivamente.
Dos actuais centrais, apenas ficariam Tonel e Carriço, adquirindo dois centrais altos, fortes e rigorosos tacticamente.
Para o lado esquerdo da defesa, deixaria Grimi no plantel, pelo rigor táctico que apresenta apesar de grandes debelidades ofensivas, até porque é um jogador que implicou um investimento avultado que merece maior retorno. Dadas as limitações ofensivas do Argentino, contrataria um lateral esquerdo ofensivo que fizesse todo o corredor. Evaldo seria uma boa hipótese.

Meio-Campo
Para pivots defensivos, incluiria Pedro Mendes e emprestaria Adrien Silva a um clube da primeira liga para rentabilizar melhor o seu talento, tal como foi conseguido com André Santos no Leiria que desta vez regressaria a Alvalade. Pedro Mendes e André Santos constituiriam uma boa dupla de opções, numa relação de mestre e pupilo interessante. Miguel Veloso seria também uma boa opção para a posição 8 do meio-campo, no entanto é para mim dos primeiros elementos dispensáveis caso haja um bom negócio. João Moutinho, apesar da má época realizada, seria para continuar na posição 8 do meio-campo. Na posição 10, esperaria pela época de afirmação de Matias Fernandéz e adquiriria mais um jogador de características semelhantes mas que oferecesse mais garantias. Deco seria uma opção a considerar. Nas alas do meio-campo, ficaria com Izmailov, Vukcevic e Djaló, emprestaria Pereirinha, contratando pelo menos mais um grande extremo desequilibrador. Quaresma seria um sonho tornado real!

Avançados
Na linha da frente, dispensaria Postiga e ficaria com Liedson, Pongolle e Saleiro. Adquiria mais um avançado móvel e bom finalizador e outro avançado mais fixo.

Ficaria com um plantel com 3 guarda-redes, 8 defesas, 10 médios e 5 avançados, perfazendo os 26 jogadores que Paulo Sérgio também pretende dispor. A polivalência, a elevada estatura e a experiência terão de ser características fundamentais para a sua escolha.

2 comentários:

Anónimo disse...

o vuk joga pa cara*** não é?

nunca percebi porque é que se gosta tanto desse menino birrento que na joga um cú há anos... anda cá contrariado e pensa que é o maior... não entendo...

Gonçalo disse...

Pela mesma razão que o Balottelli continua a ser titular na equipa do Mourinho. O talento está lá, é preciso educá-lo e um novo treinador pode ser a solução!

Um abraço :)