terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Raça e Quebra Física: A única equação do título verde e branco desta época!

"É a imagem do Sporting que estávamos habituados a ver e que tinha deixado de aparecer nos últimos anos. Tentámos recuperar esta alma, esta vontade de vencer e estamos no caminho certo. Queremos passar esta ideia para o plantel e para os jovens da formação, para voltar a criar esta identidade que o Sporting apresenta", sublinhou, concluindo que uma eventual quebra física dos mais diretos concorrentes pelo título, Benfica e FC Porto, envolvidos nas provas europeias e com jogos por disputar na Taça de Portugal e Taça da Liga, poderá ser aproveitada pelo Sporting: "Esperemos que seja favorável para nós".

Adrien Silva, Jornal Record

Orgulho Leonino!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Palavra de Presidente!

"Hoje estamos todos tristes. E normal. Não era este o resultado pretendido com base no trabalho árduo e serio que realizamos diariamente. Não era o pretendido pela direcção, pela equipa tecnica, pelos jogadores, por todo o staff e pelos adeptos. Mas a dura verdade e que foi este o alcançado. Temos de tirar as devidas lições e prepararmos nos para fazer mais e melhor. Nos estamos cá para com humildade, dedicação, devoção, exigência redobrada e muito orgulho continuarmos a entregar nos de corpo e alma ao Clube que amamos e representamos. Resultados isolados podem fazer nos sofrer e até a ter de melhorar , mas nunca nos devem tirar do caminho certo ou dar azo a criticas descabidas. Diz se que de medico, engenheiro e de louco todos temos um pouco... Eu acrescentaria de treinador e dirigente também. Se nos maus momentos já custa ter de ignorar tantos comentadores, afectos a clubes rivais, dizer verdadeiras barbaridades que atentam a inteligência de qualquer pessoa, e angustiante ouvir e ler alguns adeptos do Sporting. Depois de tantas alegrias que temos partilhado com estes atletas e Leonardo Jardim custa me a forma fácil e rápida com que se coloca todos em causa. Ser críticos, exigentes e demonstrar tristeza e um direito a que todos assiste. Infelizmente perder a noção dos limites e do ridículo também. Tenho muito orgulho nos meus jogadores, tenho muito orgulho em Leonardo Jardim e tenho a certeza do trabalho serio que realizam todos os dias. Temos de melhorar? Claro! Temos de redobrar a exigência? Sem duvida! Temos de honrar o nome do Sporting todos os dias? Absolutamente! Mas quem? Apenas os dirigentes, atletas e equipas técnicas? E claro que não... Temos de ser todos pois afinal todos e que somos o Sporting Clube de Portugal!" 

 Bruno de Carvalho, no seu Facebook Oficial, 12/2/2014

Sporting Meio-Cheio!

É verdade que as expectativas eram muitas, que a táctica surpresa do Jardim foi um autêntico fiasco (apesar de ser apoiada pela maioria antes do jogo, inclusive por mim), que fizémos provavelmente o pior jogo da época e ainda por cima com o maior rival, que o André Martins e o Montero estão a pedir banco, que o Adrien começa a acusar algum cansaço e que Dier não é alternativa ao William.

No entanto, estamos dentro dos objectivos desta época, um ano que seria horribilis está a tornar-se num ano de grandes alegrias e a equipa mostra atitude competitiva como não se via há anos. Já jogámos na Luz, no Dragão, em Guimarães, em Braga, na Amoreira, no minúsculo campo de Barcelos, no matagal de Arouca e continuamos a incomodar as equipas dos milhões, sendo que estas equipas estão ainda dispersas por vários objectivos da época, vários jogos por fazer, vários pontos possíveis de serem perdidos e a nossa equipa focada apenas no campeonato. Além disso, percebe-se que Heldon veio para acrescentar, Shikabala pode ser o criativo que a equipa precisa, e Ricardo Esgaio pode ser a solução ideal para a quebra de forma no meio-campo.

Não quero com isto dizer que continuamos a ser candidatos ao título, até porque nunca fomos, ao contrário do que a comunicação social apregoava, mas confio na estrutura actual do Sporting e tenho a certeza que ainda vamos incomodar muita gente. Mantenham-se firmes e continuem a apoiar a equipa!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Sporting da esquadria!

Com o empate de ontem em Alvalade assistimos à confirmação de vários aspectos transversais à época e especialmente aos jogos do ferrolho em Alvalade.

A equipa desta época cresceu essencialmente na atitude competitiva. A equipa, mesmo jogando a baixa velocidade na primeira parte, joga sempre com domínio sobre o adversário do princípio ao fim. 

Depois nota-se que a equipa tem os princípios de jogo bem assimilados, nota-se que é muito assertiva na circulação de bola, mas que perante jogos menos inspirados na finalização e perante plenos autocarros montados na grande área adversária a equipa acaba por naturalmente ceder pontos.

Last but not the least, porque assim também se fazem campeões (ou deixam de se fazer!), assistimos a mais uma arbitragem habilidosa, que colaborou com o anti-jogo da Académica, apitava tudo o que caía, prejudicando a lei da vantagem, assistia impávido e sereno aos "minutos" de reposição da bola em jogo pelo guarda-redes Ricardo, atrasava a reposição de bola em jogo porque demorou meia-hora para registar um amarelo no cartão, e no final deu apenas quatro minutos de desconto. E foi tão hábil e até veloz para mostrar o amarelo a William Carvalho possivelmente na sua única falta no jogo.

Assim nunca poderão considerar-nos candidatos ao título, falta-nos estrutura de inspiração e criatividade para um rasgo de génio em jogos do ferrolho, algo que os adversários têm a potes, e faltam-nos arbitragens assertivas. Mesmo assim, esta equipa mostra a qualidade de um colectivo que me orgulha!